26/04/2018 (75) 99274-4456

Saúde

Ifarma

Anvisa aprova medicamento para prevenção do AVC

Medicamento inédito ajuda também a reduzir riscos de embolia pulmonar e trombose venosa

Por Portal TNews 07/03/2018 às 19:06:12

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (6) um novo medicamento que evita a coagulação do sangue e, assim, previne condições como o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O produto inédito no país trata-se de um anticoagulante, que tem como nome comercial Lixiana (edoxabana). A droga é produzida pela empresa de origem japonesa Daiichi Sankyio Brasil Farmacêutica Ltda.

De acordo com a Anvisa, o medicamento traz duas indicações terapêuticas específicas:

Redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC) ou embolia sistêmica em pacientes adultos com fibrilação atrial não valvar (FANV).

Tratamento de tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes adultos, incluindo trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP), além de prevenção de TEV recorrente (TVP ou EP).

O medicamento edoxabana faz parte da classe de novos anticoagulantes que passaram a ser pesquisados por volta dos anos 2000. O medicamento se une a um composto que coagula o sangue (fator Xa), e impede sua ação, sendo assim nomeadas de terapias de ação direta.

Ao contrário das drogas antigas, as terapias atuais não interagem com a alimentação, aumentando a eficácia do produto e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Fonte: Terra

comentários