14/12/2017 (75) 99274-4456

Colunas

Ifarma

Resiliência: a arte de superar adversidades

Pessoas resilientes além de enfrentar os problemas, conseguem aprender e crescer emocionalmente

Por Portal TNews 31/08/2017 às 11:15:31

Por Kátia Prado- Diante de uma adversidade, o que você faz? Foge ou enfrenta? Pessoas resilientes além de enfrentar os problemas, conseguem aprender e crescer emocionalmente.

Antes usado apenas na física, o termo resiliência passou a ser descrito também como a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar às mudanças.Portanto, não há como ser resiliente sem enfrentar uma dificuldade imposta pela vida.

Ser resiliente não é o mesmo que ser resistente. De acordo com Ana Maria Rossi, presidente do Isma-BR, Associação Brasileira integrante da International Stress Management-ISMA, voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de estresse no mundo, "uma pessoa resistente é aquela que 'segura as pontas', resistindo a situações de pressão. Já uma pessoa resiliente, além de suportar a pressão, aprende com as dificuldades e os desafios, usando sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas".

Ser otimista e ter uma rede de apoio nos momentos dificéis ajuda, mas isso não é tudo. É preciso acender a "chama interior" que existe em cada um. Lembre-se do que já conquistou, das pessoas que te amam e leve a vida de maneira mais simples. Acredite, é possível retomar a vida e superar os traumas.

Leia também: PM paraplégico supera acidente de carro e se torna fisiculturista
comentários