17/10/2017 (75) 99274-4456

Colunas

Destak

PAULA CALIXTO: Estresse emocional

Por TNews 13/09/2017 às 23:58:50

Estresse emocional é a forma física e emocional como o corpo reage a pressão, podendo causar sintomas mentais e físicos. Os sintomas desse problema surge devido a preocupação intensa causada por uma tensão elevada no sistema nervoso que acaba se refletindo no corpo através dos seguintes sinais: Dor de cabeça, febre, irritabilidade, insônia, queda de cabelo, oscilação de humor, cansaço, falta de apetite, diarreia, prisão de ventre, angústia e choro fácil.

Ao notar a presença desses sintomas é recomendável procurar um médico para avaliar a causa do problema. Outro ponto interessante também é ficar atento quanto a alimentação. 

Dicas de a alguns alimentos: Arroz, queijo, milho, aveia, nozes, batata doce, leite morno, levedura de cerveja, castanha do Pará,  banana açaí ,morango, uva, laranja, maracujá .

Exercícios físicos também são recomendados, como a caminhada e atividades funcional, além de dormir bem. Outra dica é o apito de tomar chás naturais, além aproveitar as propriedades calmantes presentes nas plantas medicinais. O seu consumo regular ajuda a combater o nível do estresse, relaxando o organismo. Os chás mais usados são:

Camomila- indicado em caso de ansiedade, nervosismo ou dificuldade para dormir;

Erva cidreira- possui propriedade calmantes que ajudam a diminuir a ansiedade, nervosismo e a agitação; 

Passiflora- possui propriedades relaxantes, anti-depressivos e indutor do sono;

Centelha asiática ou Gotu kola- tem ação calmante, sendo muito utilizado em casos de nervosismo e ansiedade. 

Valeriana- tem ação calmante e sonífera. Apesar de serem natural cada planta medicinal possui contraindicacões que devem ser avaliadas antes da sua utilização. 

Por isso mulheres grávidas, lactantes ,e pacientes com problemas cardiovasculares devem receber orientação de um proficiente da área antes de tomar qualquer chás.

Fonte: Colunista Paula Calixto

comentários