21/09/2020 075 99274-4456

Santo Estêvão

Ifarma

Embasa intensifica ações para retirada de "gatos" em Santo Estêvão

Por Redao TNews 18/02/2020 às 20:01:25

Foto: Divulgação

As ações do programa De Olho na Perda, que tem o objetivo de identificar e desativar ligações clandestinas, foram intensificadas no município de Santo Estêvão e em apenas uma semana 34 fraudes foram detectadas na sede e na zona rural do município. O volume de água recuperado no período foi estimado em 2.570 m³, água suficiente para abastecer cerca de 420 famílias por um mês.

As equipes flagraram 12 ligações clandestinas, os famosos "gatos", 9 by-pass, que são desvios na rede distribuidora, e 13 hidrômetros fraudados, manipulação indevida no equipamento para evitar o registro do consumo de água do imóvel. As ações foram realizadas na última semana, somente na localidade da Conga, zona rural de Santo Estêvão, foram identificadas 12 ligações clandestinas em apenas um dia.

Os moradores que manipulam a rede indevidamente são notificados e multados, as multas aplicadas nessas ações chegaram ao montante de R$ 20.533,28. "A Embasa atua no município para combater o desperdício de água, contando com o apoio da Polícia Militar para desativar as fraudes e garantir a redução dessas irregularidades que prejudicam o abastecimento de toda comunidade", destacou o gerente do Escritório Local de Santo Estêvão, Leandro Santana.

O furto de água é um crime que prevê pena de um a quatro anos de reclusão, moradores flagrados cometendo esse tipo de irregularidade serão conduzidos a delegacia para responder pela prática criminosa. "A Embasa está atuando no município com o apoio das polícias civil e militar, quando não há flagrante os boletins de ocorrência são registrados na delegacia", explicou o gerente da Unidade Regional de Feira de Santana, Euvaldo Neto.

A empresa segue intensificando as ações de combate a fraude e os moradores podem fazer denúncias anônimas por meio da central de atendimento da Embasa, pelo telefone 0800 0555 195 ou enviar uma mensagem através do Whatsapp da Embasa, no número (75) 3602-3722, informando o local da ocorrência. Os moradores que estiverem em situação irregular podem se dirigir a um dos pontos de atendimento da empresa para regularizar sua ligação de água.

Fonte: Embasa

MAIS SAUDE 2
comentários