23/10/2020 075 99274-4456

Geral

Ifarma

China recomenda uso de cloroquina contra Covid-19

A busca foi autorizada antes da Lei Anticrime quando podia ser deferida com base apenas na palavra do colaborador, justamente para obter mais provas, fato ignorado pelo Ministro.

Por Redação TNews 21/08/2020 às 20:27:32

A Comissão Nacional de Saúde da China recomendou o uso de cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19, informa o South China Morning Post. Na primeira atualização que faz de suas "diretrizes de tratamento" desde março, o órgão ressalva:

"Alguns medicamentos podem demonstrar um certo grau de eficácia para o tratamento em estudos de observação clínica, mas não existem medicamentos antivirais eficazes confirmados por ensaios clínicos duplo-cegos e controlados por placebo."

Além da cloroquina, "outros medicamentos antivirais recomendados incluem interferon e arbidol, mas a ribavirina deve ser usada junto com lopinavir ou ritonavir", publicou a comissão.

Segundo o SCMP, "a China é o primeiro país a recomendar o uso de cloroquina para tratar pacientes com Covid-19".

Por outro lado, a comissão publicou que "o uso de hidroxicloroquina, ou o uso combinado dela com azitromicina, não é recomendado".


O jornal ouviu de David Hui Shu-cheong, professor da Universidade Chinesa de Hong Kong, especialista em medicina respiratória, que cloroquina e hidroxicloroquina são similares, e as diretrizes, "contraditórias".

Cloroquina é o medicamento mais recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro, contra a Covid-19. A hidroxicloroquina, o mais recomendado pelo presidente americano, Donald Trump.

Bolsonaro comenta recomendação

Em sua live semanal o presidente Jair Bolsonaro comemorou a recomendação feita pela Comissão Nacional de Saúde da China.

"A nossa cloroquina chegou na China. Vamos ver o que a grande mídia vai falar sobre isso aqui." Comentou o presidente.

Bolsonaro sempre foi defensor do uso do medicamento, embora criticado pela mídia nacional e até pela OMS. O presidente que chegou a contrair a doença utilizou em seu tratamento a Cloroquina, assim como sua esposa Michele Bolsonaro que também contraiu o Covid-19.

Fonte: Folha de São Paulo

Comentários