28/11/2020 075 99274-4456

Geral

Ifarma

Cadastro de doadores de medula cai 40% na pandemia; "Quem sabe você não é herói na vida de alguém"

Jaqueline conta que sobre o número de pessoas aguardando para encontrar medula óssea. “Temos uma fila de 850 pacientes aguardando um doador de medula [...]

Por Redação TNews 23/10/2020 às 03:06:42

Jaqueline conta que sobre o número de pessoas aguardando para encontrar medula óssea. “Temos uma fila de 850 pacientes aguardando um doador de medula óssea, ou seja, não tem nenhum doador compatível com ele e por isso é importante novos cadastros, que precisamos de pessoas com outras tipagens”, diz.“Você pode salvar a vida de alguém, eu acho que é um presente, quem sabe você não vai ser um herói”, completa.

No Hemocentro, pelo processo ser rápido, basta chegar no local preencher o cadastro e fazer uma coleta de sangue. A chance para encontrar um doador compatível no Brasil é de 1 para 100 mil pessoas e no mundo de 1 para 1 milhão. Em Curitiba, o Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da Rua XV.

Isa precisa de um transplante de medula óssea

Caso Isa

A Isabela Feckinghaus, de 3 anos, também está na fila de espera para encontrar um doador de medula óssea. Em julho, teve o diagnóstico de uma doença chamada linfohistiocitose hemofagocítica.

“Ela apresentava uma febre persistente, várias lesões no corpo. Não estávamos conseguindo ter um diagnóstico. Ela precisou ficar interna na UTI e começou o tratamento e teve uma boa resposta, mas teve uma queda em setembro e precisou voltar a ser internada e foi quase 30 dias de UTI. (…) O tratamento definitivo desta doença é o de medula óssea”, conta a mãe da Isabela, Carolina Monteguti.

Veja a Isa:

Fonte: Banda B

Comentários