17/05/2021 075 99274-4456

Santo Estêvão

Ifarma

APAE de Santo Estêvão completa 15 anos. Associação de pais precisa de ajuda para construção de sede

Por Redação TNews 03/11/2020 às 20:48:54
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo Estevão) é uma Instituição filantrópica, sem fins lucrativos que tem como missão de articular ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e promover atendimento sócio educacional.


Oportunidade, respeito e inclusão foi a receita de formação e continuidade da APAE Santo Estêvão que hoje, (03) completam 15 anos.

São atendidos na APAE Santo Estêvão 123 pessoas, faixa etária entre 1 a 55 anos, com deficiência intelectual, auditiva, múltipla, paralisia cerebral e autismo.

História


Ao iniciar o trabalho Pastoral em 2003 com a criação de Pastorais através das quais os fiéis se tornavam missionários de Jesus Cristo, Padre Nery criou também a Pastoral da Educação para iniciar um trabalho de alfabetização para adultos. A partir dessa iniciativa surgiu o desafio de acolher as pessoas com deficiência, excluídas pela sociedade porque para elas, até então não havia um espaço. O desafio foi lançado e as pessoas eram convidadas através da rádio Paraguassu FM e da Missa, na hora dos avisos.

Crescimento


Com o crescimento do número de alunos, a Professora Tania Borges, foi convidada junto com a Professora Maria Eunice Guerra (ambas especialistas na área de Educação Especial) e a equipe de voluntários a organizar e fundar uma Instituição que garantisse os direitos das pessoas com deficiência, tendo como resultado a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE em 03 de novembro de 2005. Para sua criação contou com a ajuda de varias pessoas da sociedade, inclusive dos artistas da terra, que promoveram uma festa em prol da Instituição.

Conforme a ampliação de alguns serviços e a crescente demanda houve a necessidade de um espaço maior, com isso dividimos os atendimentos entre Batalhão e prédio do Juizado de menores. Em 2008 esses espaços já não comportaram o numero de atendidos, mudamos para espaço cedido pela Loja Maçonica Luz e Fraternidade, através de contrato de comodato por 10 anos.

Sede Própria

A APAE de Santo Estêvao luta para construir a sua sede própria, e depende de nonativos para dar seguimento na obra, na Av. Rio Branco. Interessados em ajudar a APAE podem doar qualquer valor, deposotando na conta: BB - ag: 1133-9 CC: 23545-8


Fonte: Redação Trombone News

Comentários