23/10/2020 075 99274-4456

Geral

Ifarma

Quem é Samir, zagueiro convocado para defender a seleção brasileira

Por Redação TNews 16/08/2019 às 11:19:51

Tite surpreendeu ao convocar o zagueiro Samir, da Udinese, para defender a seleção brasileira nos amistosos diante da Colômbia e do Peru, marcados para setembro, nos Estados Unidos. Revelado pelo Flamengo, o defensor se destacou pelo time carioca antes de migrar para a Itália, país em que atua há quatro anos.

Samir Caetano de Souza Santos é conhecido por seu poder de marcação e pela polivalência. Além de jogar como central, ele tem a versatilidade de poder atuar na lateral esquerda e também na meia esquerda.

Cria do Ninho do Urubu, Samir estreou time principal do Flamengo em 2013, quando o então treinador Jaime de Almeida subiu o garoto e começou a dar oportunidades ao atleta.

Demonstrando qualidade na saída de bola e consistência, Samir ganhou espaço e participou diretamente da conquista da Copa do Brasil, em 2013. Ele esteve em campo, por exemplo, na vitória por 2 a 0 diante do Athletico Paranense, que deu o título ao Mengo na final do torneio.

O atleta seguiu no clube carioca por duas temporadas, vivendo bons e maus momentos. No fim de sua passagem, após queda de rendimento do Flamengo, Samir terminou no banco de reservas.

Em 2015, após longa novela, o então marcador de 21 anos foi vendido por 4 milhões de euros (aproximadamente R$ 16 milhões) para a Udinese, da Itália. Ao todo, ele fez 92 partidas, anotando quatro gols.

Carreira na Itália

Em seu primeiro ano de contrato com a Udinese, Samir foi emprestado ao Hellas Verona, outra equipe local, para ganhar experiência. No time de menor expressão, no entanto, ele teve poucas oportunidades, jogando apenas três vezes e marcando um gol.

Na temporada 2016/17, o atleta nascido em São Gonçalo (RJ) até foi aproveitado, mas conviveu com lesões graves, precisando operar o joelho no final do ano.

No ano seguinte, Samir emplacou, fez 31 partidas no Campeonato Italiano e foi aproveitado tanto na defesa, quanto na lateral esquerda. Em 2018/19, no entanto, o jovem voltou a sofrer um grave problema clínico- desta vez, lesionou o ligamento do tornozelo, em março deste ano.

Apesar disso, o futebol apresentado na Itália cativou o treinador Tite, que procura jogadores mais jovens para o setor.

Dispensado por peso

Antes de chegar às categorias de base do Flamengo, Samir passou pelo rival Fluminense. O jovem, no entanto, foi dispensado de Xerém por estar fora da forma física.

Em seguida, entre 2009 e 2011, Samir passou pelo Audax, do Rio, então chamado de Sendas Esporte Clube, antes de ser adquirido para o time do sub-20 do Fla.

Fonte: JP

Comentários