O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em sessão realizada nesta terça-feira (16), consolidou mais uma importante vitória política do grupo do prefeito Tiago Dias. Por maioria de 6 votos a 1, o Tribunal reformou a decisão da 143ª Zona Eleitoral de Santo Estêvão, que havia cassado a chapa proporcional do União Brasil sob a alegação de fraude à cota de gênero nas eleiçõesmunicipais de 2024.
Com o novo julgamento, ficou decidido que as candidaturas femininas apresentadas pelo partido União Brasil foram legítimas e atenderam integralmente os critérios legais, afastando qualquer suspeita de fraude. O TRE-BA considerou a atuação de campanha, a movimentação financeira e os votos obtidos como provas inequívocas da efetiva participação no pleito.
A decisão assegura a manutenção dos mandatos dos vereadores eleitos pelo União Brasil em Santo Estêvão: Rogério Teixeira dos Santos - popularmenteconhecido como Lói de Ambrosio; José Raimundo Bastos da Cunha; Narciso da Silva Gomes.
"Essa vitória reafirma nosso compromisso com a legalidade e a lisura das eleições em Santo Estêvão. Seguiremos avançando, unidos e respeitando a escolha do povo", comemorou o prefeito Tiago Dias.
A decisão, mesmo representando forte vitória do grupo do prefeito Tiago, ainda pode oposição recorrer ao último recurso, o TSE, em Brasília.
O Trombone News tentou contatar a assessoria do ex-candidato Val de Dezinho e o ex-prefeito Rogério Costa, mas, até a publicação desta matéria não houve retorno.
Mais informações a qualquer momento e no programa Paraguassu Notícias.