Conselheiro Inaldo Araújo apresenta versão em português de 3 manuais de Auditoria



O vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE/BA), no âmbito do Comitê de Auditoria Pública, fez a explanação acerca das ações do comitê e revelou que o IRB, em parceria com o TCU, com a STN e com o apoio do BIRD, irá lançar, oficialmente, na próxima quinta, dia 30.11.2023, a versão digital em português de três manuais de Auditoria (financeiro, operacional e de conformidade) publicados pela Iniciativa da Intosai para o Desenvolvimento (IDI), antes disponíveis somente em dois idiomas: inglês e árabe.

O conselheiro ainda discorreu sobre os avanços das normas de auditoria, na manhã desta terça-feira (28.11), durante reunião do Comitê de Auditoria do Setor Público, que integra a programação do evento "Encontros com o Futuro". Neste mesmo encontro, realizado no Centro de Eventos do Ceará, o Instituto Rui Barbosa promoveu 3 eventos simultâneos: o XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos TCs (Educontas); o XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos TCs do Brasil e o VIII Jurisprudência e Processos nos TCs (JurisTCs).

Em sua apresentação, o diretor da Escola de Contas do TCE/BA fez um breve relato das ações que ocorreram nos dois últimos anos no que concerne às normas que regem o principal trabalho das Casas de Contas e Controle do país: a Auditoria. "O conselheiro Edilberto Pontes determinou que ampliássemos o número das novas normas de Auditoria, e graças à ação conjunta do Banco Mundial, do STN, do TCU, do TCE da Bahia, entre outros, conseguimos não só tornar pública a Norma 200 de Auditoria Financeira, mas também a Norma 2000, que trata da aplicação da Auditoria Financeira", disse o diretor da Escola de Contas do TCE/BA.

Inaldo Araújo demonstrou ainda a interligação entre as normas da Intosai e da Ifac, apresentando, em primeira mão, os três manuais de Auditoria (Operacional, de Conformidade e Financeira) publicados pelo IDI, que é o braço de capacitação da Intosai. "Este documento só estava disponibilizado, mundialmente, em dois idiomas: inglês e árabe. E hoje, o IRB, com o apoio do Banco Mundial, oferece ao público a versão digitalizada dos três manuais em português. Um trabalho fantástico, capitaneado pelo Banco Mundial, pelo IRB, com o apoio da STN. Não poderia deixar de registrar, neste momento, o apoio valioso de três servidores do Tribunal de Contas da Bahia: Ane Gleide, da Gerência de Biblioteca; Bianca Alves e Jéssica Ferreira, da Assessoria de Comunicação".

VITALIDADE, ATUALIDADE E COESÃO

O presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, avalia o evento "Encontros com o futuro" como um fórum que traz um grande otimismo para o sistema de controle por meio da humanização das relações de trabalho. Em sua visão, o evento se alicerça em três pilares fundamentais: vitalidade, atualidade e coesão". Nesse evento temos a inteligência artificial como tema central, mas, ao mesmo tempo, tratamos também dos avanços no trabalho de Auditoria. Creio que a função primordial da tecnologia é potencializar o bem-estar. É um tema central no mundo, no Brasil e no controle. As instituições devem estar atentas às necessidades da vida. Estamos na terceira década do século 21, mas se os Tribunais se mantiverem com a mentalidade nos anos 90, eles serão irrelevantes. Portanto este seminário tem três importantes marcas: vitalidade, temas muito atuais e relevantes, e coesão do sistema" concluiu Edilberto Pontes. 

Postagem Anterior Próxima Postagem